Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de abril de 2011

Carneiros - AL




O município de Carneiros registra suas origens na história recente de Alagoas. Os primeiros registros indicam, apenas em 1923, a existência de uma única casa - integrante do Sítio Carneiros - propriedade de João Francisco, que deu esse nome ao lugar por conta de uma cacimba - de acordo com os moradores locais - que teria sido aberta por um carneiro. Daí sua primeira denominação ter sido "Cacimba do Carneiro", sendo depois reduzida apenas para Carneiros.

Virgulino Ferreira, o destemido Lampião, teve sua passagem registrada na história do município no dia 2 de dezembro de 1930. Para os moradores, porém, o fato não teve grande importância. Os primeiros comerciantes foram Adão Vieira de Melo e seu cunhado José Lino, que, junto, aos pioneiros Alfredo Rodrigues Melo e Euclides Alves Feitosa deram início ao desenvolvimento da localidade, fazendo com que agricultores de outras regiões - atraídos pela fertilidade das terras - se instalassem na região.

A primeira missa e também a primeira feira do povoado foram realizadas em 25 de dezembro de 1945, atraindo grande número de pessoas de toda a região, e transformando-se numa tradição dominical.


O então povoado de Carneiros foi elevado a distrito em 1960, subordinado a Santana do Ipanema. Liderada por Alfredo Rodrigues de Melo, Agenor Rodrigues dos Anjos, Oton Gaspar de Farias, José Alves Bulhões, Ormindo Joaquim de Santana, Eronildes Soares Ribeiro, entre outros, a emancipação política ocorreu em 11 de julho de 1962.

Os festejos do município resumem-se na festa da padroeira, Nossa Senhora da Conceição, e a da emancipação, ambas bem movimentadas.

Nenhum comentário: