Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de abril de 2011

Delmiro Gouveia- AL


Quando Delmiro Gouveia chegou à Pedra, em 1903, existia ali apenas uma pequena estação da Ferrovia Paulo Affonso e umas poucas casas de taipa. Até a água precisava vir de trem. Quando Delmiro morreu assassinado, em 1917, a então Pedra já contava com cerca de 6.000 moradores. Em 1916 a Cia Agro Fabril Mercantil produzia, com algodão seridó plantado na região, 518.400 carretéis de linha de costura por dia, de qualidade igual ou superior aos melhores produtos importados, sem descuidar do bem estar dos operários.

Para minorar o problema de falta d'água que chegava de longe, no trem semanal, Delmiro logo construiu o açude do Desvio, no córrego Paricônia, e no ano de 1907 fez a barragem no Riacho de Mosquita, para construir o açude de Pedra Velha.
Em grande parte graças às ações pioneiras de seu afamado morador Delmiro hoje o município que leva seu nome tornou-se uma das mais importantes cidades do interior de Alagoas.
Conhecida pela história do empresário homônimo que construiu a hidroelétrica mais antiga do Nordeste, a hidroelétrica de Angiquinho, Delmiro Gouveia está situada na Região dos Cânions do São Francisco. A região é ideal para a prática de esportes radicais, como tirolesa, bungee-jump e rapel. Uma boa pedida é a ponte que liga os estados de Alagoas e Bahia, separando os municípios de Delmiro e Paulo Afonso. Delmiro Gouveia está localizada a 301 quilômetros de Maceió e tem uma população de 43 mil habitantes.
Angiquinho

Uma das principais atrações turísticas de Delmiro Gouveia é a região de Angiquinho. O lugar faz parte da área rural do município. É lá onde está instalada a primeira usina hidroelétrica do Nordeste. As usinas começaram a funcionar em 1913 e quem quiser conhecer o lugar de perto, a usina está aberta à visitação. Angiquinho ainda possui a Cachoeira de Paulo Afonso, uma visita imperdível. Lá o turista encontra uma linda paisagem formada por natureza, rochas e vegetação típica do sertão e do rio São Francisco.
Porto da Barra

Delmiro Gouveia ainda oferece diversas opções de roteiros. Entre eles, estão algumas praias como a do Povoado Cruz, praia Marina do Talhado, Porto da Barra e Riacho do Talhado. Para quem gosta de esportes, a praia do Riacho do Talhado oferece uma trilha, ideal para conhecer de perto a vegetação da caatinga. O percurso da trilha termina na Ponte Férra, uma atração histórica construída em 1879.
Igrejinha da Vila

Edificada em 1918, a Capela Nossa Senhora do Rosário, conhecida como Igrejinha da Vila, possui beleza singela e ainda preserva a sua arquitetura original.
Praça do Cruzeiro

Praça onde está exposto o busto em homenagem ao desbravador dos sertões. O local abriga também um cruzeiro, marco do local onde Delmiro Gouveia foi assassinado, que tornou a praça popularmente conhecida como a Praça do Cruzeiro.
Museu da Pedra

Para quem quer conhecer um pouco mais da história de Delmiro Gouveia deve visitar o Museu da Pedra. O museu funciona na antiga estação ferroviária Great Western, construída por D. Pedro II em 1878. O lugar abriga peças que pertenceram à família de Delmiro Gouveia, personagem que mudou a eletrificação do Nordeste, bem como objetos que contam a história da antiga fábrica de linhas e da ferrovia. No pátio do museu está exposta uma antiga locomotiva “Maria Fumaça”, que fazia o transporte de passageiros e cargas à cidade de Piranhas.
Fábrica da Pedra
A Fábrica de Pedra foi um dos principais empreendimentos realizados por Delmiro Augusto da Cruz Gouveia. O prédio foi construído em 1912 e era uma das principais economias da região, produzindo material têxtil. Chamada de Companhia Agro Fabril Mercantil entrou em funcionamento em 5 de junho de 1914.Com a fábrica, o lugarejo inabitado da Pedra prosperou, ganhou posto telegráfico , estradas e os primeiros automóveis. Foi batizada de Fábrica da Pedra em homenagem à cidade e atualmente está sob gerenciamento do Grupo Carlos Lyra, com um moderno parque industrial, exportando produtos para diversos países.
Cultura
Além de história, a cidade de Delmiro Gouveia possui uma rica cultura. O artesanato da cidade é basicamente feito à base de peças de barro, palha e em tear. Os produtos podem ser encontrados no Centro de Arte e Cultura Delmiro Gouveia, mais conhecido como Casa da Arte. Já a culinária local tem como principais pratos o bode e o peixe Tucunaré, que são oferecidos nos diversos restaurantes da cidade. A principal manifestação cultural do lugar são os folguedos, como a Cavalhada, o Pastoril, a Quadrilha e o Reisado.

Nenhum comentário: