Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de abril de 2011

Japaratinga - AL



O município de Japaratinga deve sua origem a uma colônia de pescadores implantada no mesmo local onde hoje está a prefeitura. Existiam alguns barracos à beira da praia e parte das terras era ocupada com lavouras. O desenvolvimento só começou após 1800. Uma estrada que dava acesso apenas a animais ligava a rodovia principal - hoje AL 101 Norte - a Porto de Pedras, passando por Japaratuba, nome primitivo de Japaratinga. Anos depois, novas famílias adquiriram terras na região e dedicaram-se a plantações de coco. O Sítio Salgado, de Pedro Lins de Mello, foi um dos que mais produziu. Os herdeiros das terras seguiram explorando a mesma cultura. Motivos políticos levaram os líderes locais a lutar pela autonomia administrativa de Japaratinga. José Jorge de Farias Sales, chefe político de Maragogi, foi um dos comandantes do movimento. Em 1960, através da Lei 2.264, Japaratinga ficou desmembrada de Maragogi. A instalação oficial veio no dia 30 de junho do mesmo ano. 

Significado do Nome

O nome Japaratuba vem do tupi “Japaratuba”, e ainda “yapara-tyba”, que quer dizer  “sítio dos arcos”, por alí os Índios produziram muitos arcos e flechas.  

TURISMO




A beleza exótica das praias de Japaratinga é fascinante. Dizer que a maior parte do charme do litoral norte concentra-se nesta cidade é pura realidade. Ela é vizinha de Porto de Pedras. Conhecer as duas basta atravessar o rio Manguaba, de balsa ou de barco. O caminho esconde surpresas que vão sendo reveladas a cada momento - vilarejos pitorescos, coqueirais...  

Principais Pontos Turísticos
 

Barreira do Boqueirão 

É o principal dos encantos, uma praia de traços primitivos, e ainda por cima um agradável banho de bica de água mineral e passeio de jangada nas piscinas naturais.

Praia de Japaratinga




O mar é extremamente calmo, sem ondas, águas mornas em qualquer de suas belas praias. 

Igreja Matriz

A Igreja matriz de Japaratinga foi erguida há mais de 300 anos pelos holandeses que residiam em Porto Calvo. É conservada em seu estado original. Em 1935 existia um pequeno estaleiro onde eram construídos navios de pequeno porte e barcaças para uso no transporte do coco. Nossa Senhora das Candeias é a padroeira do município. 

Corais

Os recifes de coral estão entre os mais impressionantes atrativos do litoral alagoano. Formam piscinas mar adentro viveiros naturais de peixes coloridos, ouriços, estrelas-do-mar, conchas, esponjas. Por sua importância para o equilíbrio ecológico, foi criada uma APA federal, Área de Proteção Ambiental Marinha Costa dos Corais, com 410 mil hectares, para proteger esses ambientes marinhos.

Rio Manguaba

Usado pelos holandeses na segunda ocupação. Agora proporciona belos passeios de barco.

 EVENTOS

 Fevereiro

- Festa da Padroeira - Nossa Senhora das Candeias

 Junho

23 - Festa da Emancipação

 Novembro

- Festival de Abertura do Verão 

Nenhum comentário: