O município de Joaquim Gomes tem suas origens históricas ao engenho São Salvador, de propriedade de José Correia de Araújo Barros. Em 1900, Araújo Barros faleceu. Por razões de problemas financeiros que envolveram os seus negócios a sua propriedade ficou alienada a seu genro, Joaquim Gomes da Silva Rego, que tinha a patente de major da Guarda Nacional, resolveu tomar a frente dos negócios da família e adquiriu do banco credor a propriedade então alienada. Uma de suas primeiras providências foi dedicada à Nossa Senhora da Conceição graças ao espírito empreendedor de Joaquim Gomes, o local alcançou notável prosperidade. Antes do início da colonização daquelas terras, os índios urupês ocupavam a região ainda hoje existem descendentes desses indígenas habitando no povoado Cocal, são morenos com cabelos lisos e dedicam ao cultivo de lavouras de subsistência. A Pequena vila que se formou viveu uma fase de grande desenvolvimento tal fato ensejou o surgimento de movimentos para conseguir sua emancipação política.
O nome do município é uma homenagem prestada a Joaquim Gomes da Silva Rêgo que deu grande impulso ao povoado durante a sua formação histórica. Anteriormente, era uma pequena aldeia arupé, chamada pelos índios de Urucum, que é o fruto do urucuzeiro uma substância que se extrai da polpa desse arbusto e é empregada na fabricação do colorau.
Cultura
Patrimônio
A Serra da Pedra Talhada, serra do Bufalo, serra da Mariquita e alguns exemplares da fauna nativa, como paca, lontra, tamanduá e cutia. Um festivo calendário de eventos que inclui, entre outras atrações, o Baile de Confraternização (no primeiro dia do ano), festas juninas e Emancipação Política (25 de agosto).
Folclore
A comunidade costuma organizar em épocas próprias a cavalhada, guerreiro, pastoril, bandas de pífanos e quadrilhas juninas.
De uma miscigenação homogênea, Joaquim Gomes conta com uma Tribo Indígena denominada Wassú na Aldeia Cocal, graças a essa tribo mantém com entusiasmo, civismo e costumes dos primeiros antepassados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário