Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Piranhas - AL



Piranhas ficou nacionalmente conhecida por ser a cidade onde a cabeça de Lampião, e outros do seu bando, ficaram expostos após decapitação. Em Piranhas também foi rodado o filme Baile Perfumado, com o mesmo tema do cangaço. No museu da cidade pode ainda ser visto várias fotos do bandido Lampião, inclusive a famosa foto que mostra o empilhamento das cabeças na escadaria da prefeitura do município. Neste mesmo museu trabalha hoje, como auxiliar, um dos policiais que, na época, mataram Lampião e seu bando.
O município ainda é banhado pelo majestoso rio São Francisco. Piranhas foi reconhecida como patrimônio histórico nacional pelo IPHAN.
Dentre as festas que mais se destacam na cidade estão o carnaval, que se realiza no centro histórico. O forrogaço no bairro Xingó, que se realiza no início de junho, comemorando o aniversário da cidade e antecipação das festas juninas.
Cidade razoavelmente calma, com bom desempenho turístico, mas com uma econômia muito fraca e totalmente dependente do recebimento de royalties, provenientes da Chesf.
Localizada no sertão alagoano, distante 280 Km da capital Maceió, Piranhas - que antes era chamada de Tapera, surgiu no século XVIII e foi emancipada em 03 de junho de 1887. Conta-se que, num riacho da Tapera, um caboclo pescou uma grande piranha e quando chegou em casa, lembrou que tinha deixado a faca e falou para o filho: "vá ao porto da piranha e traga o meu cutelo".

Fatos marcantes fazem de Piranhas uma das cidades mais importantes do Baixo São Francisco. Em 1859 foi visitada pelo Imperador D. Pedro II, e ganhou impulso comercial com a navegação a vapor pelo Rio São Francisco e, posteriormente, com a chegada da estrada de ferro construída pelos ingleses, no século XIX. A força policial que exterminou o grupo e o rei do cangaço Virgolino Ferreira da Silva - O Lampião saiu de Piranhas.
A exposição das cabeças de Lampião, Maria Bonita e de nove cangaceiros na escadaria da prefeitura, marcou o fim do maior fenômeno brasileiro: o cangaço. A cidade serviu de inspiração para o saudoso seresteiro Altemar Dutra, bem como serviu de locação para filmes famosos como Bye Bye Brasil, de Cacá Diegues, e Baile Perfumado, de Lírio Ferreira. 
O Cangaço, histórias e lendas.
Palco de grandiosas histórias ligadas ao cangaço, Piranhas foi o ponto de partida da famosa volante comandada pelo Ten. João Bezerra, que emboscou e matou Lampião e seu bando na Grota de Angicos em 28 de julho de 1938. O bando teve suas cabeças cortadas e exibidas nas escadarias do antigo Palácio Provincial de Piranhas, onde hoje se encontra a Prefeitura Municipal. A cidade ainda foi vítima do terror causado pela invasão de Corisco e Gato, comparsas de Lampião. Liderando seu bando, Gato veio em busca de sua mulher que, equivocadamente, havia sido dada como morta. A população reagiu e o cangaceiro tombou com um tiro certeiro em 27 de outubro de 1936.



Delícias do Velho Chico (Culinária)
Por sua localização privilegiada, às margens do Rio São Francisco, Piranhas oferece uma grande variedade de pratos à base de peixes, pitus e a tradicional feijoada de canoeiro. A culinária também apresenta pratos de inspiração sertaneja, como a galinha caipira, a carne de bode e o singular doce de coroa-de-frade, feito a partir de um cacto nativo.



Usina Hidroelétrica de Xingó
A mais moderna do Brasil, gerando 25% da energia consumida no Nordeste, está localizada entre os canyons do Rio São Francisco.
A usina geradora é composta por 6 unidades com 527.000 kW de potência nominal unitária, totalizando 3.162.000 kW de potência instalada, havendo previsão para mais quatro unidades idênticas numa segunda etapa.


Nenhum comentário: